Total: 318 artigos
RELAÇÃO ENTRE pH E LOGARITMOS, UMA INVESTIGAÇÃO NO PHET
Publiquei, recentemente, com Laís Mendes de Carvalho, estudante de Engenharia de Materiais, o capítulo: RELAÇÃO ENTRE pH E LOGARITMOS, UMA INVESTIGAÇÃO NO PHET, o qual é parte integrante do livro. Aprendizagem e tecnologia [livro eletrônico] : enfoques práticos e teóricos na educação do Século XXI: volume 1. O livro é de acesso livre e gratuito e pode ser baixado aqui. A autoraDaniela …- Acabo de publicar, juntamente com meus colegas pesquisadores Darling Domingos e Ion Moutinho, o capítulo Problematização dos números reais com aplicativos: Descobrindo lacunas na reta numérica no livro (DE DOWNLOAD LIVRE E GRATUITO) Ciclo de formação em ensino de matemática: contribuições do ensino, da pesquisa e da extensão na formação do professor de Matemática. Recomendo não só …
Sugestão de livro: Caminhos da formação docente, diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagem
Acabo de publicar, juntamente com a minha ex orientanda Adriana Luz Fermiano, o capítulo ENSINO DE FRAÇÕES COM MULTIMEIOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL no livro (DE DOWNLOAD LIVRE E GRATUITO) Caminhos da formação docente, diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagem. Recomendo não só a leitura do nosso capítulo, mas também do livro como um todo.Resumo do …Dedução de relações métricas no triângulo retângulo, por semelhança com o Jamboard
Construir com nossos estudantes a compreensão de onde vem os conceitos matemáticos que estudamos é fundamental para o seu aprendizado. Hoje vou mostrar como o Jamboard pode se constituir em um suporte para a construção das relações métricas no triângulo retângulo por semelhança.Todas as imagens deste artigo foram retiradas do Jamboard que preparei para a discussão deste tema com meus estudantes, …De onde vêm o seno, o co-seno, a tangente, a co-tangente, a secante e a co-secante?
Olá queridos leitores. No post de hoje iremos construir, por semelhança, os conceitos de seno, co-seno, tangente, co-tangente, secante e co-secante. Neste post, estamos tratando de ângulos de 0 a 90º.A trigonometria se assenta na semelhança de triângulos. Veja que, para que determinemos toda uma classe de triângulos retângulos semelhantes, basta conhecermos apenas um de seus ângulos, exceto o …Explorando a equação reduzida e a equação geral da reta com o GeoGebra
Hoje, explorei, com a 3ª série do Ensino Médio, com a ajuda do GeoGebra, os conceitos de equação reduzida e equação geral da reta. O centro da nossa exploração residiu no fato de que a equação reduzida e a equação geral de uma mesma reta se referem ao mesmo ente geométrico e isto pode ser explorado no GeoGebra.Para começar, relacionei a equação reduzida da reta à função afim, tema estudado na 1ª …Sugestão de livro: Metodologias, práticas e inovação na educação contemporânea I
Acabo de publicar, um capítulo, sobre a construção de conceitos, na perspectiva de Vygotsky, no livro Vivências didáticas: Metodologias, práticas e inovação na educação contemporânea I, da editora e-publicar. Este livro está disponível para download gratuito clicando neste link. Boa leitura!Autora deste artigoDaniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em Ensino de …Estudando o número imaginário com o Scratch
Olá pessoal, na 3ª série do Ensino Médio, no ensino híbrido do Hebe, estamos iniciando o estudo dos números complexos. Partimos dos números reais, que são os números conhecidos pelos estudantes para depois adentrarmos no tema da aula propriamente dito e finalizamos a aula com uma animação ilustrativa programada no Scratch.Um flashback dos números reaisRelembramos as duas naturezas existentes nos …Explorando probabilidade com o Desmos
Semana passada o assunto da aula dos terceiros anos foi probabilidade, levei para a sala de aula remota um aplicativo muito interessante chamado Experimentos de sorte. Nele exploramos o conceito de probabilidade de forma interativa e intuitiva. Como sempre, ao final do experimento, formalizamos o conhecimento trabalhado.O experimentoO Desmos (https://www.desmos.com/?lang=pt-BR) tem em seu acervo …Palestra Ensino de números reais com multimeios no LABEM IFRJ Nilópolis
No próximo dia 18 de maio, eu e Darling Domingos estaremos no I Ciclo de Formação em Ensino de Matemática do LABEM Itinerante. As inscrições para o evento podem ser feitas neste link: https://www.even3.com.br/formacaolabemitinerante2021/Adiante você encontra o cartaz com todas as palestras do evento.Autora deste artigoDaniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em ensino de …Atividade interativa no Wordwall, por Darling Domingos
Nesses meses de março e abril dentro das atividades que apliquei para meus alunos pelo Google Sala de Aula, acessei o site Wordwall e visitei os diversos recursos disponíveis. O Wordwall é usado para criar atividades interativas e imprimíveis. As atividades podem ser reproduzidas em qualquer dispositivo eletrônico com acesso a web, como um computador, tablet, smartphone ou quadro interativo. As …LSM na X SEMAT - IFSP
Estivemos na X SEMAT DO IFSP no dia 13/05/2021 falando da trajetória do LSM.Segue a palestra gravada:…Leve o Show do Milhão para animar a sua aula remota e melhorar o engajamento dos seus alunos!
No estado, vamos iniciar a matéria do ano corrente no segundo bimestre. E eu já preparei uma atividade para animar e engajar os meus estudantes. Trata-se do Show do Milhão, eu o utilizarei após o estudo de números complexos para avaliar de uma maneira divertida a matéria. Eu encontrei um canal muito interessante no Youtube que tem vários jogos em power point prontos com tutoriais de como …Investigando a lei de formação de uma função com o construtor de funções do PHET
Hoje vou dividir com vocês o uso que fiz, para trabalhar o conceito de lei de formação de uma função, junto a duas turmas de segundo ano do ensino médio, de um simulador do PHET, o simulador Construtor de Funções (ele pode ser acessado neste link).Explorando o simuladorEste simulador tem um campo de entrada e um campo de saída e ligando o campo de entrada ao campo de saída tem um tubo no qual …Discutindo a Escape Room como estratégia didática no canal Questão pensada
Dia 20 de abril estivemos em uma discussão muito produtiva a respeito da Escape Room, esta discussão ficou gravada e vocês podem conferí-la aqui mesmo nesta página. Um abraço a todos e a todas!…Desenvolvendo o pensamento algébrico com o aplicativo Mathsticks
O aplicativo Mathsticks, , desenvolvido pelo grupo Rumo à Educação Matemática Inclusiva cujo site é: http://www.matematicainclusiva.net.br/, (ele pode ser baixado gratuitamente neste link do grupo supracitado). Com este aplicativo é possível explorar padrões e desenvolver o pensamento algébrico dos estudantes.Explorando o padrão construído a partir de 2nPara começar, ligamos …Sugestão de livro: Vivências didáticas: Metodologias aplicadas em ensino e aprendizagem.
Acabo de publicar, com queridas colegas, um capítulo, sobre a noção intuitiva de limite no cálculo da área do círculo, no livro Vivências didáticas: Metodologias aplicadas em ensino e aprendizagem (volume 4), da editora e-publicar. Este livro está disponível para download gratuito clicando neste link. Boa leitura!Autora deste artigoDaniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em …Aprendizagem de Números Reais com uma calculadora musical e colorida.
Que tal levar uma calculadora musical e colorida para a sua sala de aula virtual? Com ela é possível explorar os números reais com cores e sons!A calculadoraA MusiCalcolorida, fruto das pesquisas do Grupo Rumo à Educação Matemática Inclusiva, é uma calculadora para Windows, ela pode ser baixada gratuitamente no site do grupo: www.matematicainclusiva.net.br e permite uma exploração sensorial …O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto.
Prezados leitores, acabo de publicar, com colegas pesquisadores, um artigo científico na Revista Educação Pública. Trata-se de uma reflexão a respeito do jogo trilha dos restos. IntroduçãoO ensino teórico através de aulas expositivas ou a prática de exercícios repetitivos são ações apontadas por D’Ambrosio (2011, p. 119) como modelos ultrapassados que têm contribuído para o baixo rendimento …A tessitura do conhecimento em grupos no WhatsApp.
Prezados leitores, acabo de publicar, na Revista de Aprendizagem Aberta e a distância, um ensaio teórico sobre a tessitura do conhecimento em grupos no WhatsApp. Seguem abaixo o resumo do ensaio e o link para a leitura completa do artigo.ResumoA internet atualmente permeia a vida de seres humanos em geral. Os smartphones conectados à grande rede são parte fundamental dessa realidade …