ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

Sitemap

Total: 318 artigos
  • RELAÇÃO ENTRE pH E LOGARITMOS, UMA INVESTIGAÇÃO NO PHETRELAÇÃO ENTRE pH E LOGARITMOS, UMA INVESTIGAÇÃO NO PHET
    Publiquei, recentemente, com Laís Mendes de Carvalho, estudante de Engenharia de Materiais, o capítulo: RELAÇÃO ENTRE pH E LOGARITMOS, UMA INVESTIGAÇÃO NO PHET, o qual é parte integrante do livro. Aprendizagem e tecnologia [livro eletrônico] : enfoques práticos e teóricos na educação do Século XXI: volume 1. O livro é de acesso livre e gratuito e pode ser baixado aqui. A autoraDaniela …
  • Acabo de publicar, juntamente com meus colegas pesquisadores Darling Domingos e Ion Moutinho, o capítulo Problematização dos números reais com aplicativos: Descobrindo lacunas na reta numérica no livro (DE DOWNLOAD LIVRE E GRATUITO) Ciclo de formação em ensino de matemática: contribuições do ensino, da pesquisa e da extensão na formação do professor de Matemática. Recomendo não só …
  • Sugestão de livro: Caminhos da formação docente, diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagemSugestão de livro: Caminhos da formação docente, diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagem
    Acabo de publicar, juntamente com a minha ex orientanda Adriana Luz Fermiano, o capítulo ENSINO DE FRAÇÕES COM MULTIMEIOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL no livro (DE DOWNLOAD LIVRE E GRATUITO) Caminhos da formação docente, diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagem. Recomendo não só a leitura do nosso capítulo, mas também do livro como um todo.Resumo do …
  • Dedução de relações métricas no triângulo retângulo, por semelhança com o JamboardDedução de relações métricas no triângulo retângulo, por semelhança com o Jamboard
    Construir com nossos estudantes a compreensão de onde vem os conceitos matemáticos que estudamos é fundamental para o seu aprendizado. Hoje vou mostrar como o Jamboard pode se constituir em um suporte para a construção das relações métricas no triângulo retângulo por semelhança.Todas as imagens deste artigo foram retiradas do Jamboard que preparei para a discussão deste tema com meus estudantes, …
  • De onde vêm o seno, o co-seno, a tangente, a co-tangente, a secante e a co-secante?De onde vêm o seno, o co-seno, a tangente, a co-tangente, a secante e a co-secante?
    Olá queridos leitores. No post de hoje iremos construir, por semelhança, os conceitos de seno, co-seno, tangente, co-tangente, secante e co-secante. Neste post, estamos tratando de ângulos de 0 a 90º.A trigonometria se assenta na semelhança de triângulos. Veja que, para que determinemos toda uma classe de triângulos retângulos semelhantes, basta conhecermos apenas um de seus ângulos, exceto o …
  • Explorando a equação reduzida e a equação geral da reta com o GeoGebraExplorando a equação reduzida e a equação geral da reta com o GeoGebra
    Hoje, explorei, com a 3ª série do Ensino Médio, com a ajuda do GeoGebra, os conceitos de equação reduzida e equação geral da reta. O centro da nossa exploração residiu no fato de que a equação reduzida e a equação geral de uma mesma reta se referem ao mesmo ente geométrico e isto pode ser explorado no GeoGebra.Para começar, relacionei a equação reduzida da reta à função afim, tema estudado na 1ª …
  • Sugestão de livro: Metodologias, práticas e inovação na educação contemporânea ISugestão de livro: Metodologias, práticas e inovação na educação contemporânea I
    Acabo de publicar, um capítulo, sobre a construção de conceitos, na perspectiva de Vygotsky, no livro Vivências didáticas: Metodologias, práticas e inovação na educação contemporânea I, da editora e-publicar. Este livro está disponível para download gratuito clicando neste link. Boa leitura!Autora deste artigoDaniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em Ensino de …
  • Estudando o número imaginário com o ScratchEstudando o número imaginário com o Scratch
    Olá pessoal, na 3ª série do Ensino Médio, no ensino híbrido do Hebe, estamos iniciando o estudo dos números complexos. Partimos dos números reais, que são os números conhecidos pelos estudantes para depois adentrarmos no tema da aula propriamente dito e finalizamos a aula com uma animação ilustrativa programada no Scratch.Um flashback dos números reaisRelembramos as duas naturezas existentes nos …
  • Explorando probabilidade com o DesmosExplorando probabilidade com o Desmos
    Semana passada o assunto da aula dos terceiros anos foi probabilidade, levei para a sala de aula remota um aplicativo muito interessante chamado Experimentos de sorte. Nele exploramos o conceito de probabilidade de forma interativa e intuitiva. Como sempre, ao final do experimento, formalizamos o conhecimento trabalhado.O experimentoO Desmos (https://www.desmos.com/?lang=pt-BR) tem em seu acervo …
  • Palestra Ensino de números reais com multimeios no LABEM IFRJ NilópolisPalestra Ensino de números reais com multimeios no LABEM IFRJ Nilópolis
    No próximo dia 18 de maio, eu e Darling Domingos estaremos no I Ciclo de Formação em Ensino de Matemática do LABEM Itinerante. As inscrições para o evento podem ser feitas neste link: https://www.even3.com.br/formacaolabemitinerante2021/Adiante você encontra o cartaz com todas as palestras do evento.Autora deste artigoDaniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em ensino de …
  • Atividade interativa no Wordwall, por Darling DomingosAtividade interativa no Wordwall, por Darling Domingos
    Nesses meses de março e abril dentro das atividades que apliquei para meus alunos pelo Google Sala de Aula, acessei o site Wordwall e visitei os diversos recursos disponíveis. O Wordwall é usado para criar atividades interativas e imprimíveis. As atividades podem ser reproduzidas em qualquer dispositivo eletrônico com acesso a web, como um computador, tablet, smartphone ou quadro interativo. As …
  • LSM na X SEMAT - IFSPLSM na X SEMAT - IFSP
     Estivemos na X SEMAT DO IFSP no dia 13/05/2021 falando da trajetória do LSM.Segue a palestra gravada:…
  • Leve o Show do Milhão para animar a sua aula remota e melhorar o engajamento dos seus alunos!Leve o Show do Milhão para animar a sua aula remota e melhorar o engajamento dos seus alunos!
    No estado, vamos iniciar a matéria do ano corrente no segundo bimestre. E eu já preparei uma atividade para animar e engajar os meus estudantes. Trata-se do Show do Milhão, eu o utilizarei após o estudo de números complexos para avaliar de uma maneira divertida a matéria. Eu encontrei um canal muito interessante no Youtube que tem vários jogos em power point prontos com tutoriais de como …
  • Investigando a lei de formação de uma função com o construtor de funções do PHETInvestigando a lei de formação de uma função com o construtor de funções do PHET
    Hoje vou dividir com vocês o uso que fiz, para trabalhar o conceito de lei de formação de uma função, junto a duas turmas de segundo ano do ensino médio, de um simulador do PHET, o simulador Construtor de Funções (ele pode ser acessado neste link).Explorando o simuladorEste simulador tem um campo de entrada e um campo de saída e ligando o campo de entrada ao campo de saída tem um tubo no qual …
  • Discutindo a Escape Room como estratégia didática no canal Questão pensadaDiscutindo a Escape Room como estratégia didática no canal Questão pensada
    Dia 20 de abril estivemos em uma discussão muito produtiva a respeito da Escape Room, esta discussão ficou gravada e vocês podem conferí-la aqui mesmo nesta página. Um abraço a todos e a todas!…
  • Desenvolvendo o pensamento algébrico com o aplicativo MathsticksDesenvolvendo o pensamento algébrico com o aplicativo Mathsticks
    O aplicativo Mathsticks, , desenvolvido pelo grupo Rumo à Educação Matemática Inclusiva cujo site é: http://www.matematicainclusiva.net.br/,  (ele pode ser baixado gratuitamente neste link do grupo supracitado). Com este aplicativo é possível explorar padrões e desenvolver o pensamento algébrico dos estudantes.Explorando o padrão construído a partir de 2nPara começar, ligamos …
  • Sugestão de livro: Vivências didáticas: Metodologias aplicadas em ensino e aprendizagem. Sugestão de livro: Vivências didáticas: Metodologias aplicadas em ensino e aprendizagem.
    Acabo de publicar, com queridas colegas, um capítulo, sobre a noção intuitiva de limite no cálculo da área do círculo, no livro Vivências didáticas: Metodologias aplicadas em ensino e aprendizagem (volume 4), da editora e-publicar. Este livro está disponível para download gratuito clicando neste link. Boa leitura!Autora deste artigoDaniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em …
  • Aprendizagem de Números Reais com uma calculadora musical e colorida.Aprendizagem de Números Reais com uma calculadora musical e colorida.
    Que tal levar uma calculadora musical e colorida para a sua sala de aula virtual? Com ela é possível explorar os números reais com cores e sons!A calculadoraA MusiCalcolorida, fruto das pesquisas do Grupo Rumo à Educação Matemática Inclusiva, é uma calculadora para Windows, ela pode ser baixada gratuitamente no site do grupo: www.matematicainclusiva.net.br e permite uma exploração sensorial …
  • O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto. O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto.
    Prezados leitores, acabo de publicar, com colegas pesquisadores, um artigo científico na Revista Educação Pública. Trata-se de uma reflexão a respeito do jogo trilha dos restos. IntroduçãoO ensino teórico através de aulas expositivas ou a prática de exercícios repetitivos são ações apontadas por D’Ambrosio (2011, p. 119) como modelos ultrapassados que têm contribuído para o baixo rendimento …
  • A tessitura do conhecimento em grupos no WhatsApp. A tessitura do conhecimento em grupos no WhatsApp.
     Prezados leitores, acabo de publicar, na Revista de Aprendizagem Aberta e a distância, um ensaio teórico sobre a tessitura do conhecimento em grupos no WhatsApp. Seguem abaixo o resumo do ensaio e o link para a leitura completa do artigo.ResumoA internet atualmente permeia a vida de seres humanos em geral. Os smartphones conectados à grande rede são parte fundamental dessa realidade …
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,25,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,2,Matemática para os anos iniciais,8,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,29,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,14,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
static_page
Laboratório Sustentável de Matemática: Sitemap
Sitemap
Navegue pelo blog usando o sitempa do blog, por categoria.
Laboratório Sustentável de Matemática
https://laboratoriosustentavelmatematica.blogspot.com/p/sitemap.html
https://laboratoriosustentavelmatematica.blogspot.com/
https://laboratoriosustentavelmatematica.blogspot.com/
https://laboratoriosustentavelmatematica.blogspot.com/p/sitemap.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar