Soma dos termos de uma Progressão Aritmética- P.A. no Google Forms.
O conteúdo sobre a soma dos termos de uma Progressão Aritmética (PA) foi desenvolvido com três turmas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, Barra Mansa – RJ, por meio da ferramenta Google Forms no período de agosto a setembro de 2020.
Metodologia
A professora Fernanda Nery (autora deste relato) elaborou a atividade usando o Google Forms e disponibilizando-a na plataforma Google Classroom para suas três turmas do ensino médio do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, Barra Mansa.
O objetivo da atividade foi possibilitar o cálculo da soma dos termos de uma PA finita. Para tanto, a atividade foi dividida em 7 seções. Em cada seção o estudante respondia às questões propostas e concomitantemente construía o conhecimento em relação ao conteúdo abordado.
Na primeira seção, o estudante depara-se com uma situação-problema de um atleta que percorre a cada dia uma quilometragem diferente. Propõe-se que determine o total percorrido pelo atleta num período de sete dias. Ao responder essa questão, o estudante passa para a próxima seção.
A segunda seção, intitulada “Refletindo sobre o problema”, a proposta é fazer com que o estudante analise a situação-problema da seção anterior, agora, utilizando as notações de PA, pede-se que justifique se existe uma outra maneira de calcular o total percorrido pelo atleta nesses sete dias de treino.
Na terceira seção, intitulada “Pense nesta situação”, é abordado uma nova situação- problema, onde um professor ao lançar um desafio para sua turma, pediu que calculassem a soma de todos números naturais de dois algarismos múltiplos de 5. O estudante teria que justificar como faria para descobrir o resultado.
A quarta seção, intitulada “Analisando as questões”, tem como objetivo fazer com que o estudante reflita sobre as situações-problema descritas anteriormente. É proposto que justifique se existe uma forma mais simples de calcular uma sucessão de somas sucessivas por meio de alguma fórmula.
Na quinta seção, intitulada “Uma ideia brilhante”, utiliza-se um breve histórico sobre o genial matemático Johann Carl Friedrich Gauss. Apresentando como Gauss, aos 9 anos, resolveu um problema proposto pelo seu professor, para calcular a soma dos números de naturais de 1 a 100. Ao final, pede-se ao estudante que relate o que achou do método utilizado por Gauss.
Na penúltima seção, intitulada “Voltando aos problemas iniciais”, é proposto que resolva os problemas iniciais, do atleta e da soma de todos números naturais de dois algarismos múltiplos de 5, por meio da fórmula desenvolvida por Gauss. Ao final, pede-se que o estudante justifique sobre a utilização ou não da fórmula para resolver os problemas propostos.
Na última seção, intitulada “Praticando”, é o momento de o estudante colocar em prática o conteúdo estudado por meio de três situações-problemas.
Após responder às questões, os estudantes deveriam enviar o formulário e também anexar na plataforma o arquivo das atividades resolvidas.
Segue o link da atividade descrita. https://forms.gle/3GVnwZCdcnnNMkyt5
Considerações Finais
O objetivo da atividade é permitir ao estudante que construa o conhecimento ao responder cada seção e fazer com que se torne o protagonismo no processo ensino-aprendizagem.
Essa atividade foi desenvolvida de forma remota e fez com que o estudante ao responder as questões, tivesse a oportunidade de justificar, de escrever matematicamente em relação ao conteúdo estudado, uma vez que no ensino presencial as atividades não oportunizam essa experiência, o estudante apenas reproduz o que foi explicado pelo professor por meio dos exercícios.
Deixo aqui o link da atividade para todos que quiserem utilizá-la e adequá-la.
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