Fazendo uma diagnose dos conhecimentos dos alunos sobre Função afim no Desmos.
Olá pessoal, hoje, compartilho com vocês uma atividade que eu elaborei para fazer uma diagnose dos conhecimentos de meus alunos sobre função afim.
Quebrando o gelo
Para começar, coloquei uma página de quebra-gelo. Na qual pergunto aos estudantes como eles estão se sentindo.
Diagnosticando
Como segunda atividade, preparei um gráfico dinâmico de uma função afim e peço para que meus alunos o explorem e que digam o que observam.
Refletindo
Para fechar a atividade, preparei uma página na qual o estudante pode refletir sobre o seu próprio aprendizado do dia.
Visão do professor
O Desmos permite que você veja todas as respostas dos seus alunos, tanto se você optar por fazer a atividade ao vivo, quanto se você decidir deixar a atividade assíncrona.
Você pode definir quais atividades a turma poderá fazer, restringindo as páginas nas quais os alunos podem interagir.
Você pode pausar as atividades para falar com a turma, em caso de aula síncrona, por exemplo.
Tutorial em vídeo sobre como criar esta atividade
Segue abaixo, o tutorial em vídeo sobre como criar e compartilhar esta atividade. A partir dele, você pode criar muitas outras atividades. Experimente!!!
Link para que você possa explorar esta atividade
Autora deste artigo
Daniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em ensino de Matemática da UFRJ, leciona Matemática no Ensino Médio e instrumentação para o ensino de Matemática no Ensino Superior. É também professora dos cursos de formação continuada da Fundação CECIERJ para professores de Matemática. Coordena, desde 2014, o projeto Laboratório Sustentável de Matemática.