Utilização de ferramentas digitais no ensino remoto.
Com o início de mais um ano letivo em ensino remoto, é importante que utilizemos ferramentas digitais variadas no processo de ensino aprendizagem de nossos alunos. Para discutir as relações entre as funções exponencial e logarítmica, decidi montar uma GeoGebra Classroom.
Conhecendo a atividade
Para começar, utilizei um material pronto de Verônica Lopes.
Este material continha um excelente fomentador de discussões acerca da exploração do aplicativo proposto, o qual segue abaixo:
Acrescentei também um questionário para auxiliar meus estudantes a perceberem detalhes da relação entre as funções exponencial e logarítmica que eu queria destacar, a foto abaixo mostra parte deste questionário.
Você pode experimentar esta sala de aula clicando neste link.
Montando a sua GeoGebra Classroom
O vídeo abaixo é um tutorial de 3 minutos de como montar a sua GeoGebra Classroom.
Conclusão
Neste tipo de atividade mesclamos avaliação e aprendizagem, sendo que uma é motor da outra, a GeoGebra classroom permite que você, ao mesmo tempo em que propicia a construção do conhecimento, avalie seus alunos, uma vez que este recurso permite que você registre e analise as suas respostas enquanto eles interagem com um ambiente dinâmico construído para que eles compreendam o conceito em foco. Experimente levar esta atividade para os seus estudantes, você irá se surpreender!