O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto.
Prezados leitores, acabo de publicar, com colegas pesquisadores, um artigo científico na Revista Educação Pública. Trata-se de uma reflexão a respeito do jogo trilha dos restos.
Introdução
O ensino teórico através de aulas expositivas ou a prática de exercícios repetitivos são ações apontadas por D’Ambrosio (2011, p. 119) como modelos ultrapassados que têm contribuído para o baixo rendimento no aprendizado da matemática e desmotivação dos alunos em sala de aula. Buscar experiências novas, que sejam capazes de modificar essa realidade, tem sido o desafio constante do professor na sua prática docente.
É notório que não existe um único ou melhor caminho para o ensino da Matemática, porém, conhecer metodologias que podem ser adotadas em sala de aula com a finalidade de obter um melhor aproveitamento do conteúdo por parte do aluno é de fundamental importância para que o professor construa sua prática em sala de aula. Contudo, esta ferramenta quando utilizada, não pode ser apresentada em caráter de passatempo, é necessário um planejamento adequado para obtenção dos resultados pretendidos.
Sendo assim, visando contribuir para a mudança deste cenário, elaboramos um questionário com o objetivo de fazer uma interação entre o lúdico e o conteúdo matemático trabalhado no jogo Trilha dos Restos, o qual será apresentado em detalhes na seção 3 deste artigo. Este questionário, elaborado para aplicação dessa metodologia, é de fundamental importância para que o aluno consiga perceber e compreender alguns conceitos matemáticos, como por exemplo: critérios de divisibilidade. continue lendo no site da revista, clique aqui.
Autora deste artigo
Daniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em Ensino de Matemática da UFRJ, leciona Matemática no Ensino Médio e instrumentação para o ensino de Matemática no Ensino Superior. É também professora dos cursos de formação continuada da Fundação CECIERJ para professores de Matemática. Coordena, desde 2014, o projeto Laboratório Sustentável de Matemática.