O Show do Milhão foi um programa de muito sucesso no passado, tratava-se de um jogo de perguntas e respostas.
No estado, vamos iniciar a matéria do ano corrente no segundo bimestre. E eu já preparei uma atividade para animar e engajar os meus estudantes. Trata-se do Show do Milhão, eu o utilizarei após o estudo de números complexos para avaliar de uma maneira divertida a matéria. Eu encontrei um canal muito interessante no Youtube que tem vários jogos em power point prontos com tutoriais de como editá-los em vídeos curtos, trata-se do canal da professora Sílvia (
Clique aqui para acessá-lo). Vamos ao jogo?
O jogo
O Show do Milhão foi um programa de muito sucesso no passado, tratava-se de um jogo de perguntas e respostas no qual o participante avançava rumo a ganhar um milhão, ganhando valores cada vez maiores conforme ia acertando as perguntas. Caso o participante errasse uma pergunta, perdia tudo o que havia conquistado.
Show do milhão para engajar e avaliar a aprendizagem do tema números complexos
Editei o jogo em ppt que baixei no canal da professora Sílvia e coloquei perguntas, em ordem crescente de dificuldade, acerca do tema números complexos. O jogo tem a musiquinha do programa, já marca automaticamente respostas certas e erradas e tem um cronômetro de 15 segundos para cada pergunta. Para fazer as perguntas e as opções aparecerem, basta clicar com o mouse na tela, para fazer o cronômetro correr, basta clicar em cronômetro. Trata-se de um jogo bem fácil de editar e utilizar.
Ao final, coloquei uma premiação fictícia, com gifs animados, não constante no ppt original, para marcar o final do jogo.
Dinâmica
Programei, para esta atividade, a seguinte dinâmica:
- Na aula ao vivo convidarei um aluno para iniciar o jogo,
- Caso ele erre, outro aluno passa participar do jogo até que erre ou termine o jogo,
- O aluno que terminar o jogo ganha o "milhão".
Conclusão
Em tempos de ensino remoto, é momento de engajarmos nossos alunos e este jogo é uma excelente alternativa para fazê-lo de forma divertida! Leve este jogo para a sua sala de aula! Experimente! Seus alunos vão amar.
Autora deste artigo
Daniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em Ensino de Matemática da UFRJ, leciona Matemática no Ensino Médio e instrumentação para o ensino de Matemática no Ensino Superior. É também professora dos cursos de formação continuada da Fundação CECIERJ para professores de Matemática. Coordena, desde 2014, o projeto Laboratório Sustentável de Matemática.