O Wordwall é usado para criar atividades interativas e imprimíveis.
Nesses meses de março e abril dentro das atividades que apliquei para meus alunos pelo Google Sala de Aula, acessei o site Wordwall e visitei os diversos recursos disponíveis. O Wordwall é usado para criar atividades interativas e imprimíveis. As atividades podem ser reproduzidas em qualquer dispositivo eletrônico com acesso a web, como um computador, tablet, smartphone ou quadro interativo. As atividades podem ser impressas diretamente ou baixadas como um arquivo PDF.
Figura 1. Início do site Wordwall
Fonte: Captura de tela
Como usar o Wordwall
Crie uma conta nesse site. Na página inicial tem 7 abas: Início, Recursos, Comunidade , Minhas Atividades, Meus Resultados, Criar Atividade e Atualização.
As atividades podem ter os seguintes modelos: Questionário - uma série de perguntas de múltipla escolha; Combinação - Arraste e solte cada palavra-chave ao lado de sua definição; Roda aleatória - gire a roda para ver qual item aparece em seguida; Abra a caixa - toque em um campo de cada vez para abrir e revelar o item; Pares correspondentes - Toque em um par de peças de cada vez para revelar se elas combinam; Questionário de programa de televisão - Um questionário de múltipla escolha com tempo, linhas da vida e uma rodada bônus; Encontre a combinação - Toque na resposta correspondente para eliminá-la. Repita até que todas as respostas desapareçam; Caça-palavras - As palavras estão escondidas em uma grade de letras. Encontre-as o mais rápido que puder; Classificação de grupo - Arraste e solte cada item em seu grupo correspondente; Diagrama marcado - Arraste e solte os pinos no lugar correto na imagem; Palavra ausente - Uma atividade de conclusão em que você arrasta e solta palavras em espaços em branco dentro de um texto; Cartas aleatórias - Distribua cartas de um baralho embaralhado aleatoriamente; Desembaralhar - Arraste e solte palavras para reorganizar cada frase na ordem correta; Perseguição do labirinto - Corra para a área da resposta correta, evitando os inimigos; Anagrama - Arraste as letras para suas posições corretas para desembaralhar a palavra ou frase; Verdadeiro ou falso - Os itens voam em alta velocidade. Veja quantos você consegue pegar antes que o tempo se esgote; Palavras cruzadas - Use as pistas para resolver as palavras cruzadas. Toque em uma palavra e digite a resposta; Vire as peças - Explore uma série de peças de dois lados tocando para ampliar e deslizando para virar.
Ao clicar em “Comunidade” observamos diversos recursos criados e disponíveis no site referentes a variados assuntos e áreas do conhecimento, figura 2.
Figura 2. Acervo da Comunidade do Wordwall
Fonte: Captura de tela
A conta no Wordwall tem os seguintes planos: gratuito, padrão e profissional. Mais informações podem ser acessadas na aba Atualização. Mas, em todos os planos estão inclusos: Crie usando modelos; Modelo de alternação; Editar qualquer atividade; Temas e opções; Compartilhamento com professores; Incorporação em um site; Atribuições de alunos.
Metodologia
Para o 1º Bimestre desse ano apliquei para uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Rede Estadual do Rio de Janeiro uma revisão referente ao ano passado, e um dos assuntos abordados foi FUNÇÃO QUADRÁTICA. E uma das atividades aplicadas na turma foi um Questionário de programa de televisão disponível no site do Wordwall que contém 9 perguntas sobre FUNÇÃO QUADRÁTICA. Houve uma boa participação da turma, e teve alunos que solicitaram a permissão de fazer novamente a atividade. A aba Meus Resultados apresenta todas as informações em relação a participação dos estudantes na atividade.
Figura 3. Resumo da participação dos alunos
Fonte: Captura de tela
Figura 4. Tabela de classificação dos alunos que participaram
Fonte: Captura de tela
Figura 5. Resultados por pergunta da atividade
Fonte: Captura de tela
Figura 6. Resultado por aluno
Fonte: Captura de tela
Considerações Finais
Essa atividade foi interessante, pois os alunos participaram com entusiasmo, relatando nos comentários da plataforma Google Sala de Aula, “Ameiii professoraaa”, “professora,eu fui bem mal. professora, eu vou tentar refazer para tentar entender melhor okay?”. A oportunidade de refazer. Eu como professora, tive a chance de observar como eles evoluíram no assunto abordado e os itens em que os alunos têm dificuldade. Segue o link da Atividade no Wordwall de FUNÇÃO QUADRÁTICA https://wordwall.net/play/3274/880/3516
A autora
Darling Domingos é Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEduCIMAT pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2019). Especialista em Educação Matemática pela PUC-RJ (2002), Especialista em Novas Tecnologias no Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Graduada em Licenciatura e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2001). Colaboradora no Projeto Laboratório Sustentável de Matemática, onde estuda o papel da utilização de objetos de aprendizagem específicos na melhoria do ensino de Matemática (2015). Desde 2005 é professora da rede estadual do RJ. A partir de 2018, é docente convidada na Pós Graduação Lato Sensu em Educação Matemática e suas Aplicações no Ensino (UCB). Tem experiência na área de Educação, ministrando aulas no Ensino Fundamental 2º Segmento, no Ensino Médio e na pós-graduação.