ENSINO REMOTO $type=slider$count=3$meta=no$show=home

De onde vêm o seno, o co-seno, a tangente, a co-tangente, a secante e a co-secante?

Compartilhe:

No post de hoje iremos construir, por semelhança, os conceitos de seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante.

Olá queridos leitores. No post de hoje iremos construir, por semelhança, os conceitos de seno, co-seno, tangente, co-tangente, secante e co-secante. Neste post, estamos tratando de ângulos de 0 a 90º.

A trigonometria se assenta na semelhança de triângulos. Veja que, para que determinemos toda uma classe de triângulos retângulos semelhantes, basta conhecermos apenas um de seus ângulos, exceto o reto. 

Veja que, por exemplo, no caso do triângulo retângulo que possui 30º como  ângulo interno, como a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer é igual a 180º, estamos aqui falando de Geometria Euclidiana, o terceiro ângulo só pode ser 60º, pois 30º+90º+60º=180º. Então, todos os triângulos retângulos que possuem o ângulo de 30º são semelhantes pelo caso ângulo ângulo. Isto significa que os lados entre os mesmos ângulos são proporcionais.

Mas, e o seno?

Voltemos ao ângulo de 30º. Como os infinitos triângulos retângulos que possuem o ângulo interno de 30º têm lados homólogos proporcionais, encontraremos situações que resultam em valores invariáveis. Por exemplo, sempre que dividirmos o cateto oposto a 30º pela hipotenusa, sempre teremos o valor 1/2, não importando qual dos infinitos triângulos retângulos semelhantes que possuem o ângulo interno de 30º escolhermos. Esta razão é chamada de seno. Cada ângulo, aqui estamos falando de ângulos de 0º a 90º, tem um valor único de seno.

Mas, e o co-seno?

Ainda trabalhando com os infinitos triângulos retângulos semelhantes, que têm como ângulos internos 30º, 90º e 60º, vamos mover a nossa atenção ao ângulo de 60º. Observe que o que era cateto oposto a 30º, passa a ser cateto adjacente a 60º, e, claro, quando se divide o cateto adjacente a 60º pela hipotenusa obtemos o mesmo valor 1/2, para qualquer um dos infinitos triângulos semelhantes com ângulos internos 30º, 90º e 60º que escolhermos. Esta razão é chamada de co-seno. Cada ângulo, aqui estamos falando de ângulos de 0º a 90º, tem um valor único de co-seno.

Em ângulos complementares, o seno de um é o co-seno do outro e vice versa 

Veja que o seno de 30º é o cosseno de 60º e vice versa. Isto acontece porque 30º e 60º fazem parte dos infinitos triângulos retângulos semelhantes, que possuem 30º, 90º e 60º como ângulos internos. Logo, o cateto oposto a 30º é o cateto adjacente a 60º e vice versa. Você pode explorar esta ideia neste aplicativo do GeoGebra, clique aqui para acessá-lo). 

Observe que o programa GeoGebra trabalha com arredondamento


Tangente, co-tangente, secante e co-secante de teta, de onde vêm?

Vamos ao círculo trigonométrico para encontrar, com a semelhança de triângulos, a tangente, a co-tangente, a secante e a co-secante de um ângulo...



Vamos partir do seno e do co-seno de teta


Veja que, no círculo trigonométrico, o raio é 1, e a hipotenusa, que é um dos raios do círculo trigonométrico, tem justamente esta medida. Logo, o seno, no círculo trigonométrico pode ser calculado diretamente pela medida do cateto oposto ao ângulo teta uma vez que seno de teta=cateto oposto/hipotenusa, e como a hipotenusa vale 1, seno de teta=cateto oposto. O mesmo vale para o cosseno. 

Veja que aqui o eixo horizontal é chamado eixo dos cossenos e o eixo vertical é chamado eixo dos senos. Veja que, o círculo trigonométrico permite que percebamos que os valores do seno de teta, no primeiro quadrante, só poderão variar de 0 a 1, o mesmo acontecendo para o cosseno de teta neste mesmo quadrante.




Observe que a identidade trigonométrica fundamental sen²teta+cos²teta=1 é obtida aqui por meio do teorema de Pitágoras.

Nascem as fórmulas da tangente e da secante de teta


Continuando, veja que prolongando a hipotenusa, interceptamos a reta que é tangente ao círculo trigonométrico em 0º e 360º. Construímos assim, um segundo triângulo, semelhante ao triângulo que possui seno e cosseno de teta como catetos.


Utilizando a semelhança de triângulos obtemos a fórmula da tangente de teta e a fórmula da secante de teta.

Nasce a fórmula da tangente de teta

tg teta/sen teta=1/cos teta, daí, tg teta=sen teta/cos teta, logo, temos tg teta= (cateto oposto/hipotenusa)/(cateto adjacente/hipotenusa), daí tg teta= cateto oposto/cateto adjacente.

Nasce a fórmula da secante de teta

sec teta/1=1/cos teta, daí, sec teta= 1/cos teta.

Nascem as fórmulas da co-tangente e da co-secante de teta

Continuando, veja que prolongando a hipotenusa, interceptamos a reta que é tangente ao círculo trigonométrico em 90º (esta reta é chamada cotangente). Construímos assim, um terceiro triângulo, semelhante ao triângulo que possui seno e cosseno de teta como catetos e ao triângulo que possui secante e tangente de teta como catetos.


Girando este triângulo, cujos catetos são a co-tangente de teta e a co-secante de teta, visualizamos melhor a sua semelhança com os triângulos anteriormente mencionados.
Agora estamos prontos para encontrar, utilizando semelhança de triângulos, as fórmulas da co-tangente de teta e da co-secante de teta.



Nasce a fórmula da co-tangente de teta

co-tg teta/cos teta=1/sen teta, daí co-tg teta = cos teta/sen teta, logo co-tg teta = cateto (adjacente/hipotenusa)/ (cateto/oposto/hipotenusa), então co-tg teta= cateto adjacente/cateto oposto.

Nasce a fórmula da co-secante de teta

co-sec teta/1=1/sen teta, daí, co-sec teta = 1/sen teta.


Considerações finais

Construir as razões trigonométricas seno, cosseno, tangente, co-tangente, secante e co-secante por semelhança mostra ao estudante que é possível desenvolver conceitos geométricos sem memorização, isto é fundamental para o seu aprendizado.

A autora

Daniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em Ensino de Matemática da UFRJ, leciona Matemática no Ensino Médio (SEEDUCRJ) e no Ensino Superior (UERJ). É também professora dos cursos de formação continuada da Fundação CECIERJ para professores de Matemática. Coordena, no Colégio Estadual Hebe Camargo, desde 2014, o projeto Laboratório Sustentável de Matemática.
Prêmio Shell de Educação Científica
Nome

Atividades Matemáticas,1,Autor Convidado,4,Avaliação diferenciada,8,Clipping LSM,40,Como fazer,13,Didática & Matemática,31,Divulgação,4,Eco-notícias,4,Educação Matemática Crítica,1,Ensaios,21,Ensino Fundamental Anos Finais,1,Ensino Médio,1,Ensino Remoto,25,Eventos,30,Experimentos,10,Galeria de Vídeos,1,Jogos,10,Jormat,1,Livros LSM,8,Logaritmos,1,LSM-CIEP 111,2,Matemática é Ciência,1,Matemática e sustentabilidade,2,Matemática e Tecnologia,3,Matemática Inclusiva,2,Matemática para os anos iniciais,8,Metodologias diferenciadas,1,Objetos de aprendizagem,29,Palestras & Formações,42,pratica,2,práticas de laboratório,54,Práticas Diferenciadas,2,Prêmios,2,Produções dos alunos,1,Produto Educacional,2,Promoções,2,Seleção de artigos,2,Sugestão de livros,4,Sugestão de página,1,Tecnologia,1,Tic's Na Matemática,1,Tratamento da Informação,2,Tretas da Matemática,14,V-LSM,2,Vídeo Aulas,1,
ltr
item
Laboratório Sustentável de Matemática: De onde vêm o seno, o co-seno, a tangente, a co-tangente, a secante e a co-secante?
De onde vêm o seno, o co-seno, a tangente, a co-tangente, a secante e a co-secante?
No post de hoje iremos construir, por semelhança, os conceitos de seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeOaxy35tRGQAAbeZZBNbVj6CBIzrCOW0av7Sk4m8o7FBWRTd6mKoHNL_jdrjEUpk7TEeAgMsIwEDS-dmP0Sxr_uIVbynXCCtyP82urxgvySDPbdhVXgqu_CMiOprdfrmuPcVM9L8_iSFA/w640-h268/1.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeOaxy35tRGQAAbeZZBNbVj6CBIzrCOW0av7Sk4m8o7FBWRTd6mKoHNL_jdrjEUpk7TEeAgMsIwEDS-dmP0Sxr_uIVbynXCCtyP82urxgvySDPbdhVXgqu_CMiOprdfrmuPcVM9L8_iSFA/s72-w640-c-h268/1.png
Laboratório Sustentável de Matemática
https://laboratoriosustentavelmatematica.blogspot.com/2021/09/de-onde-vem-seno-cosseno-tangente-cotangente-secante-cossecante.html
https://laboratoriosustentavelmatematica.blogspot.com/
https://laboratoriosustentavelmatematica.blogspot.com/
https://laboratoriosustentavelmatematica.blogspot.com/2021/09/de-onde-vem-seno-cosseno-tangente-cotangente-secante-cossecante.html
true
4201978470979352032
UTF-8
Carregou todos os posts. Não encontrei nenhum post. VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Posts Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ: CATEGORIA ARQUIVO Pesquisar TODOS OS POSTS Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Quarta $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar