ENSINO DE FRAÇÕES COM MULTIMEIOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Acabo de publicar, juntamente com a minha ex orientanda Adriana Luz Fermiano, o capítulo ENSINO DE FRAÇÕES COM MULTIMEIOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
VISUAL no livro (DE DOWNLOAD LIVRE E GRATUITO) Caminhos da formação docente, diálogos entre ensino, métodos e conhecimento em unidades de aprendizagem. Recomendo não só a leitura do nosso capítulo, mas também do livro como um todo.
Resumo do Capítulo
O presente capítulo discute o ensino multissensorial de frações. Para tanto ele apresenta a sua
necessidade e três metodologias inclusivas para o ensino deste conceito. A metodologia de
pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica e os repositórios utilizados foram a Scielo e o site
Rumo à Educação Matemática inclusiva o qual é ligado a um renomado programa de doutorado
em Educação Matemática. A presente pesquisa traz esclarecimentos sobre o uso, para alunos
portadores de deficiência visual, dos aplicativos: Ritmática, o qual enseja a aprendizagem de
frações com a audição de ritmos, MusicalColorida o qual enseja a aprendizagem de frações com
a audição de notas musicais e o Lego o qual enseja a aprendizagem de frações com o tato. Como
conclusão, a presente pesquisa apresenta a reflexão de que o uso de atividades multissensoriais
beneficia não só os estudantes com deficiência visual, como também todos os estudantes
participantes.
Download Gratuito
Você pode baixar este livro gratuitamente clicando AQUI
A autora
Daniela Mendes é doutora pelo programa de pós graduação em Ensino de Matemática da UFRJ, leciona Matemática no Ensino Médio (SEEDUCRJ) e no Ensino Superior (UERJ). É também professora dos cursos de formação continuada da Fundação CECIERJ para professores de Matemática. Coordena, no Colégio Estadual Hebe Camargo, desde 2014, o projeto Laboratório Sustentável de Matemática.